A importância de uma boa instituição para realização do concurso

fepese_concursosCabeça de concurseiro: E agora? Para se conseguir uma vaga nos órgãos públicos brasileiros é necessário o interessado passar por processo de seleção através de aplicação de concurso público.

A luta para uma vaga começa no ato de divulgação do lançamento da vaga pretendida, por parte da instituição de interesse. Posteriormente, cabe ao candidato ler o edital e atender à todas as fases do concurso. Entre o ato de inscrição até o ato de assumir a vaga o processo é longo, demora em torno de quatro a seis meses, podendo ser prorrogável. É nesse tempo que surgem as principais questões nas cabeças dos concurseiros.

Mas, afinal, eu preciso estudar? É só uma provinha….

Julgar um concurso público como uma extensão da vida escolar, é um dos erros mais comuns aos candidatos desclassificados durante o processo. Apesar da forma de aplicação da prova escrita ser bem similar ao vestibular ou demais avaliações aplicadas no decorrer do Ensino Médio ou período de graduação, prova de concurso público não é prova de aferição.

Isso significa que a banca examinadora não está avaliando o seu desempenho pessoal, e sim está analisando o seu desempenho raciocínio lógico em comparação aos demais interessados em assumir a vaga pelo qual vocês disputam.

A única forma de passar? Estudar, estudar, estudar. A falta de dedicação, o excesso de confiança e a desatenção na hora de fazer a prova podem levar você à desclassificação, especialmente em critério de desempate.

A importância de uma boa instituição para realização do concurso

Órgãos públicos brasileiros devem atender à Lei Federal da Transparência (Lei nº 12.527 de 18 de novembro de 2011). O mesmo princípio é exigido das instituições que são responsáveis pela organização, aplicação de prova, bem como banca examinadora e divulgação dos resultados dos concursos públicos.

Na região Sul, destaca-se a instituição FEPESE – Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos, responsável pela organização e aplicação de provas de concursos em diversos níveis, para os mais variados órgãos públicos da região.

Devido a caráter idôneo da instituição, a FEPESE é encarregada de concursos das principais Prefeituras do estado, bem como Secretarias e o próprio Ministério Público.

Um dos maiores concursos já promovidos pela atual administração da FEPESE foi o concurso público da Prefeitura Municipal de Brusque. Ao todo foram oferecidas 597 vagas, para todos os níveis de escolaridade (fundamental, médio e superior). Alguns dos salários oferecidos chegaram ao valor de R$ 11.167,78.

O concurso está em andamento. A instituição, no entanto, é responsável pela realização de outros concursos, alguns com inscrição aberta.

Para maiores informações sobre os concursos em andamento ou os concursos com inscrições abertas, acesse o novo site da FEPESE: http://novosite.fepese.org.br/?page_id=47.

Sucesso!