A FEPESE – Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos, instituição responsável pela aplicação de provas do concurso público para provimento de cargos para o Ministério Público de Santa Catarina, aplicará novas provas escritas aos inscritos. A decisão foi tomada após solicitação de informações a respeito de possível fraude nos exames por parte do MP/SC que optou pela anulação das provas aplicadas.
Entenda o que aconteceu: O Ministério Público de Santa Catarina está realizando concurso público para provimento de vagas de nível médio e superior, em diversos cargos. As provas escritas foram aplicadas pela instituição FEPESE, no último dia 27 de abril, conforme calendário exposto em editais.
Após a realização das provas, alguns dos candidatos fizeram questionamentos sobre a aplicação das provas. Entre os questionamentos estavam denúncias e reclamações acerca de atraso na entrega de provas em algumas salas, devido à necessidade de substituição de avaliação, além de acusações acerca de envelopes de provas abertos, não recolhimento de celulares de candidatos e a ausência de detector de metais em banheiros.
A posição da FEPESE sobre o ocorrido
Todas essas denúncias, reclamações, questionamentos e acusações foram devidamente estudadas pela equipe da FEPESE, que se dedicou em analisar os fatos e responder às dúvidas dos interessados.
A instituição, buscando esclarecer o ocorrido, explicou que houve de fato um atraso na aplicação das provas para os cargos de Motorista e Técnico de Informática, pois o material que foi enviado correspondia a outro cargo. Devido a esse engano, a prova foi imediatamente recolhida e foi providenciado novo material, oferecido aos candidatos.
Visando não prejudicar aos candidatos, o tempo de atraso na entrega do material foi compensado ao final do tempo de aplicação de prova.
Com relação às demais acusações e questionamentos, após análise, a instituição declarou que não condiziam com os fatos apresentados, no entanto se dispôs a investigar as denúncias para manter o caráter de idoneidade do concurso.
A decisão final
Após solicitação dos candidatos, bem como solicitação do Ministério Público de Santa Catarina, a FEPESE apresentou os fatos e explicações necessárias e cabíveis, cabendo ao MP/SC definir sua posição acerca de decisão de andamento do concurso.
Após decisão do MP/SC, tomada no dia 07 de maio, todas as provas do concurso público foram canceladas. Essa decisão, tomada a partir da comissão provedora do concurso, em concordância com o posicionamento da FEPESE busca garantir o caráter de transparência necessário e reconhecível da instituição.
Novas provas serão aplicadas a todos os candidatos, em data ainda a ser divulgada pela FEPESE. Caso o candidato não possa refazer a prova, ele receberá a restituição da taxa de inscrição paga.